Histórico

Histórico da Fundação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Joinville

Remonta ao ano de 1936, quando teve consolidada a data de sua fundação oficial no dia 04.10.36. Mas o seu reconhecimento como Sindicato Profissional foi concedido pelo órgão do Ministério do Trabalho somente em 15.06.1937.

Os seus sócios fundadores e verdadeiros incentivadores da organização sindical em Joinville, nesta época foram os Srs. Onélio Crescêncio Bueno da Rocha, Cássio Bueno da Rocha, Francisco Palhares, Valdomiro Palhares, Eutímio da Silva e Eugênio Rapouzo.

No dia 09 de Abril de 1.973, foi aprovada pela Câmara Municipal de Joinville e sancionada pelo Prefeito Municipal da época, Sr. Pedro Ivo Figueiredo de Campos, a Lei número 1.256 tornando de Utilidade Pública Municipal o “Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas”. Este Edital teve a sua publicação no Jornal de Joinville, edição do dia 19 de Abril de 1.973.

As pessoas acima relacionadas, fundadoras deste Sindicato, foram muito importantes para dar o primeiro passo em relação a um futuro sindical desta instituição. Enfrentaram muitos desafios e problemas, em uma época que tudo era visto com muita dificuldade e que acima de tudo, tinham que trabalhar em suas referidas empresas e ainda dar conta da vida deste Sindicato, para que jamais deixasse de apagar aquela primeira chama inicial, em defesa do trabalhador gráfico joinvilense.

A Diretoria desta entidade contou na época com a colaboração na Presidência deste Sindicato por um longo tempo, do Sr. Cássio Bueno da Rocha, que após, passou este cargo ao Sr. Eugênio Medeiros Rapouzo, assumindo esta função nos idos de 1.954.

Esta gestão, liderada pelo Sr. Eugênio Rapouzo, foi responsável por esta direção até o final do mês de Dezembro de 1.959, quando então, em nova eleição, passou a direção do Sindicato novamente ao Sr. Cássio Bueno da Rocha. Em Julho de 1.960 assume este comando o Sr. Denizart Peixoto, passando o comando em seguida ao Sr. Cássio Bueno da Rocha, isto no ano de 1.968. Em ata formalizada no dia 10 de Janeiro de 1.965, ficou estipulado pela Diretoria que os três principais Diretores do Sindicato, quais sejam, o Presidente, Secretário e Tesoureiro, fariam uma retirada mensal na base de Cr$ 9.600,00 (nove mil e seiscentos cruzeiros) tendo como justificativa que as pessoas responsáveis por estes cargos têm uma responsabilidade muito grande com a direção do Sindicato e perdem algumas horas de trabalho em suas empresas, sendo justo, portanto que tivessem uma compensação por estas perdas ocorridas.

No dia 30 de Setembro do ano de 1.968, em eleição realizada no Sindicato, assumiu a Presidência o Sr. Osvaldo de Oliveira Moreira, tendo como Secretário o Sr. Renato Stamm e como Tesoureiro o Sr. Engelmar Raymundo Harger. Esta Diretoria tomou posse um mês após, ou seja, no dia 30 de Outubro de 1.968. Em 23 de Março de 1.971, assume a Presidência o Sr. Antônio de Oliveira Silva, através de eleição realizada nas dependências do Sindicato.

Aos 12 (doze) dias do mês de Outubro do ano de 1.971, toma posse uma nova Diretoria, desta vez voltando ao cargo o Sr. Osvaldo de Oliveira Moreira, tendo como Secretário Wilson Winter; Tesoureiro Engelmar Raymundo Harger; e os Srs. Adriano Moreira, Denizart Peixoto, Osni Santos, Edgar Stein, Alexandre Schmöckel, Hema Vogel, Otávio Costa, Eugênio Fernandes e Renato Stamm como colaboradores desta Diretoria. No mês de Maio do ano de 1.976, houve reunião para tratar do reajustamento da ajuda de custo à Diretoria, que ficou assim estipulada: Presidente - Cr$ 100,00; Secretário e Tesoureiro - Cr$ 50,00, reajustáveis sempre na base de 20%, porém, nunca superior a política salarial do governo. Interessante notar e que nos chama a atenção nos relatórios das atas das antigas diretorias, é que as eleições eram realizadas somente com pessoas que já pertenciam ao quadro de Diretores do Sindicato ou com algum convidado para fazer parte do quadro da Diretoria, e ali mesmo estas eleições eram realizadas. Na sequência de Diretores que passaram pelo Sindicato, tivemos nomes como o do Sr. João Aurélio Hostim, Rui Haack e o Sr. Edgar Stein, todos oriundos do meio gráfico da cidade de Joinville e cada um com extensa bagagem de vida profissional gráfica.Em 11 de Outubro de 1.989 tivemos uma nova Diretoria eleita pelo voto dos trabalhadores, pelo período de três anos consecutivos. Em seguida a este período foi modificado o Estatuto deste Sindicato onde ficou estipulado um prazo de 5 (cinco) anos para as novas gestões.

Em 23 de Outubro de 1.997, foi publicado no Diário Oficial da União, na página 27, o Edital de Convocação da Assembléia Geral Extraordinária, no sentido da extensão de base para os municípios de São Francisco do Sul, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Corupá, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra, Itaiópolis e Canoinhas. Acreditamos na época ter feito todo o processo de extensão conforme documentos que nos foram exigidos, inclusive pagamentos bancários. Qual não foi nossa surpresa ao termos o retorno de Brasília nos comunicando que os documentos teriam que ser refeitos, pois houve um problema de datas com a publicação dos Editais. Em virtude desta situação procuramos um órgão que pudesse nos ajudar no sentido de formalizarmos corretamente este pequeno entrave. Procuramos o escritório do Klein Contabilidade, que por sinal, nos atende já há mais de quinze anos. Infelizmente a nossa expectativa não foi das melhores pois já estamos no ano de 2.004 e ainda temos tido problemas para regularizar esta documentação. Este processo, após encaminhado a Brasília vai nos propiciar a nova Carta Sindical, documento que rege a regularidade de nossa vida sindical. Estamos sempre pressionando este órgão para que o mais rápido possível dê o andamento nesta documentação, que para nós é uma questão vital. A cada Acordo de Compensação de Horas de Trabalho e as nossas Convenções, somos obrigados a anexar a nossa Carta Sindical atual, com data de Junho de 1.937.

A primeira sede própria deste Sindicato foi adquirida no Edifício Centro Comercial Iririú, no 1º andar, segundo pavimento, sala 04. Antigo sonho da nova Diretoria, foi conseguido a duras penas quando dos fechamentos de nossas Convenções, ficando estipulado que cada associado teria 1 (um) dia de trabalho revertido em benefício do Sindicato. E assim, finalmente em 17 de Setembro de 1.991, foi comprada a primeira sala comercial que serviria de sede para as nossas reuniões e encontros. Aproximadamente 3 (três) anos mais tarde, esta mesma Diretoria houve por bem comprar mais uma sala comercial, justamente ao lado da já adquirida, pois já havia um sonho algum tempo acalentado de que algum dia nós teríamos condições de unir as duas salas em uma única, abrindo a parede que as separam, para a colocação de uma única porta.

Nesta época a Diretoria era composta pelo seu Presidente, Sr. José Acácio da Silva; Sr. Rui Haak, como Secretário; Sr. Marcos Rüdiger, como Tesoureiro; Srs. Sílvio Brenneisen, Dário Rüdiger e Adilson Harger, como Suplentes de Diretoria; Srs. Laércio Budal Arins e Donaldo Moritz, como representantes pelo Conselho Fiscal; e, José Victor Alves como Suplente Delegado. Temos em nossa sede uma placa comemorativa com os nomes dos Diretores que resolveram tocar adiante este empreendimento, que servirá no futuro para dar maior comodidade aos que resolverem realmente trabalhar em prol deste Sindicato. Temos um imenso orgulho em fazermos este relato, pois nada é fácil em nosso tempo. E decisões importantes a serem tomadas sempre geram muitos conflitos de ideologias.